Conheça o Livro Santa Teresa: mística e humanização de Lúcia Pedrosa-Pádua

Clique aqui para mais informações

Santa Teresa de Jesus: Mística e Humanização

      Neste trabalho de fôlego, Lúcia Pedrosa-Pádua nos brinda com o itinerário espiritual, humano e teológico de Santa Teresa de Jesus, a grande mística espanhola, Doutora da Igreja.

     Na primeira parte é abordado o contexto cultural e espiritual de Santa Teresa: as diversas correntes de espiritualidade e de teologia existentes em sua época, a religiosidade popular, o conhecimento bíblico naquele tempo, as leituras dos Padres da Igreja, a noção de Deus presente por trás da censura aos seus livros e por trás das orientações recebidas dos franciscanos, dominicanos e jesuítas. Toda esta contextualização facilita a compreensão do mundo teresiano, marcado por conflitos, coragem e grandeza.

     Em seguida, a obra apresenta os núcleos fundamentais da mística teresiana: a experiência da presença de Deus no humano, a oração e a experiência trinitária. De maneira especial, acompanha Teresa em seu itinerário de experiência do Espírito, do Cristo e do Pai.

     Finalmente, o livro percorre os caminhos de humanização vividos por Teresa, inseparáveis de sua mística. A integração entre corpo, alma e espírito é trabalhada com detalhes e em perspectiva dinâmica.

     Toda esta experiência faz de Santa Teresa uma mulher cativante, amiga da vida e do amor, da verdade e da humildade, da contemplação e do serviço, da beleza e da poesia. Uma amiga forte de Deus, em relação vital com o seu Espírito, testemunha do mistério de Deus e de seu amor às criaturas, especialmente a humanidade. Alguém capaz de acompanhar os buscadores de Deus na atualidade.